O nosso Ensinamento não é uma religião. Não exige nenhuma forma de fé e propõe que se sigam quatro etapas :
- Compreender, intelectualmente, os princípios.
- Manter uma reflexão, a partir do estudo e da aplicação destes princípios.
- Após ter compreendido o princípio, ter reflectido sobre ele e tê-lo aplicado, consegue-se perceber a sua verdade. Começamos, então, a ligarmo-nos emocionalmente ao Caminho, a amá-lo.
- O conhecimento do Caminho, dá a energia para agir...
O Ensinamento de Selim Aissel baseia-se no Quarto Caminho. Este Ensinamento está em evolução, adaptando-se à contingência, e Selim Aissel deu o nome de Quinto Caminho a este enriquecimento (“como forma de respeito pelo Quarto Caminho e por todos aqueles que virão a seguir”).
O Quinto Caminho...
Para voltar a encontrar o elo de ligação com a Força da Origem, o caminho é duplo :
- Por um lado, temos o caminho do esforço e da vontade, da reflexão e do serviço ;
- por outro lado, temos um caminho que não é o do abandono da vontade e do esforço, mas o do abandono da vontade egoísta, e o da procura da ressonância com uma Força maior. E é isto o Quinto Caminho.
Estes dois caminhos são complementares, sendo o primeiro uma preparação para o segundo.
Quando um ser humano consegue harmonizar, na imobilidade e no silêncio, o seu corpo físico, o centro emocional e o centro intelectual, é possível que a Força da Origem venha até ele. De facto, quando o ser humano se posiciona na sua verticalidade verdadeiramente humana, e abandona os seus pensamentos, emoções, desejos e movimentos habituais, e se entrega ao movimento da sua alma ou ao movimento da Origem, pode então começar o verdadeiro processo do despertar da sua alma e da sua Essência.
Actualmente, encontramo-nos numa época em que cada ser humano é capaz de viver a força da sua alma ou a Força da Origem, directamente, sem nenhuma ajuda exterior nem nenhum ritual. Esta Força tornou-se acessível a qualquer ser humano que o queira. A única coisa necessária é querer esse contacto e estar pronto a confiar-se à sua própria alma, a essa força que é maior que si próprio e que é a força da vida, da evolução e do despertar da alma. |