Escola de Psico-Antropologia
  Recepção   Curso da semana   Vídeo da semana   Plano do sítio  Contactos
Pensamentos espirituais impertinentes

Escrevo estas páginas para os buscadores de Verdade

Aviso : as linhas que se seguem, podem ser lidas a vários níveis:

  • ao primeiro nível;
  • ao segundo nível, para as pessoas inteligentes e com sentido de humor;
  • ao terceiro nível, para os buscadores de Verdade.

 

Estes princípios vários, vão dar-lhe uma espécie de perfume do Ensinamento. São como uma primeira evocação. Mas não comece a imaginar que os irá compreender realmente, mesmo que façam nascer em si o sentimento da Verdade.


 

  1. Só é possível evoluir com a ajuda de certos conhecimentos e a aplicação de certas técnicas.
  2. A evolução só é possível para poucos homens e mulheres, porque, a uns falta a inteligência, a outros, a vontade; ora, os dois são necessários. Além disto, a grande maioria não deseja a evolução.
  3. A Natureza deixou o homem num certo nível de evolução, o de um animal superior dotado de três processos (também chamados “cérebros” ou “centros”), que funcionam automática e mecanicamente: o processo físico, o processo emocional e o processo intelectual. Em tudo isto, nada há de superior ou que não desapareça com a morte, a não ser que durante a vida, o homem “faça” qualquer coisa para desenvolver um outro processo nele, aquilo a que chamamos “centros superiores”. As religiões chamam-lhe “alma” ou “espírito”.
  4. A diferença entre as outras organizações filosóficas, religiosas ou espirituais, e nós: o Trabalho.
  5. Não acredite em nada nem rejeite nada. Mas examine e verifique tudo, até compreender.
  6. Você não é aquilo que pensa de si. Você é aquilo que (em que) pensa.
  7. As oposições não são fonte de conflitos: elas são os meios de mobilizar forças suplementares, para criar situações novas.
  8. Procura um sistema inteligente e inteligível? Então, encontrou-o ...com a condição de querer experimentá-lo conscientemente e de ter suficiente auto-disciplina.
    O Quarto Caminho, propõe um sistema completo e vivo, dirigido não apenas ao corpo, mas também à alma e ao pensar. A Psico-Antropologia adapta este sistema às condições de vida do mundo em que vivemos.
  9. A paz interior, não é o conforto! O que é que você deseja? A paz ou o conforto? O esforço, conduz à paz. A preguiça, está ligada ao conforto.
  10. Tem problemas relacionais ou psicológicos com alguém? Reflicta bem: é consigo que você tem um problema...
  11. A sua curiosidade intelectual ou o seu entusiasmo emocional, não chegam para fazê-lo avançar no Trabalho... Compreenda a necessidade de um Ensinamento, ao pé de um instrutor ou Mestre vivo, e no seio de uma Escola.
Excertos do livro Quand les oiseaux de fer voleront...” - Selim Aissel
 
 
Escola de Psico-Antropologia © 2007